sábado, 28 de maio de 2011

Panning

f/9     1/80 s     ISO 100

f/146     1/60 s     ISO 100

f/14     1/60 s     ISO 100

f/13     1/50 s     ISO 100

f/18     1/60 s     ISO 100

"Na fotografia, a técnica de panning é usada para sugerir movimento rápido, e trazer o assunto a partir de outros elementos na fotografia (do fundo, do estático). O panning refere-se ao movimento horizontal que a câmara faz para fotografar algo em movimento (o semelhante ao movimento duma pessoa "dizendo" não com a cabeça)."

Resumindo, o que está em movimento aparece focado e o fundo aparece com desfoque direccionado, normalmente contrário ao movimento aparente do que se encontra em primeiro plano. No fundo, é a técnica contrária à longa exposição.

Apesar de ser uma técnica bastante interessante, o seu grau de dificuldade torna difícil obter uma boa fotografia. A duração da exposição deve ser suficiente para permitir que o fundo fique desfocado mas conseguindo manter o motivo focado, ou seja, há que encontrar equilíbrio entre o tempo de exposição e a abertura do diafragma.

As fotografias acima dispostas são alguns exemplos do trabalho feito em aula.

Mar  23 & 30, 2011

sábado, 21 de maio de 2011

Longa Exposição









"velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturadorda máquina (câmera) fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digitalCCD/CMOS e formar a imagem."


Importante de salientar que é uma técnica bastante utilizada nas fotografias paisagísticas e urbanísticas, que pretende dar ideia de que algo na composição se move enquanto (na maioria dos casos) o plano de fundo se mantém estático.


Também é uma técnica de eleição de muitos fotógrafos e que requer apenas um tripé e que se evite sítios com muita luz ou apenas evitar certas partes do dia, pois devido ao facto do obturador ficar mais tempo aberto, a maioria das fotografias ficam "queimadas".


As fotografias acima dispostas são alguns exemplos do trabalho feito em aula.


Mar 16 & 23 & 30, 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Annie Leibovitz



Confesso que, antes de ver o documentário da Annie Leibovitz, que nem sequer sabia escrever o apelido dela como deve ser. No entanto, após o seu visionamento, tornou-se a minha fotógrafa de eleição e uma fonte de inspiração para para vez que pego numa câmara fotográfica. Isto porque o documentário fez perceber (a quem o viu) como pensa, o que procura, o que quer.

A Annie Leibovitz, para quem não sabe, é uma fotógrafa de grande fama na América pelo seu método de trabalho característico e pela sua impecável carreira no mundo da fotografia. 


George Clooney, Demi Moore, Kirsten Dunst e John Lennon são apenas quatro exemplos que me lembro de cabeça que trabalharam com Leibovitz. É importante referenciar também que trabalhou um bom par de anos para revistas notórias como a Rolling Stone (que foi nomeada chefe de fotografia da revista) e Vanity Fair ( trabalhando como fotógrafa-retratista).

Para as suas composições fotográficas, Leibovitz não olhava a custos; pede coisas exuberantes de maneira a compor a fotografia perfeita. Mesmo que parecessem absurdas, era impossível não ficar impressionado com os resultados finais.

É ousada, gosta de criar choque e controvérsia (que se tornou característico da própria) e foi pioneira na aplicação de um conceito nas fotografias que tirava. Explora cada cenário, cada figura, cada pormenor. A própria afirmou que o seu olhar eram frames e que estava constantemente a tirar fotografias com os olhos.

A sua personalidade também chegava a ser imagem de marca, pois mantém sempre alguma intimidade com quem é fotografado. Soube recentemente que Leibovitz voltou a ser distinguida para fotografar a Angelina Jolie (outra vez) para a promoção de uma campanha da Louis Vuitton.
..................................................

Vou, então, colocar alguns exemplos de fotografias da Annie Leibovitz:


Esta fotografia tirada a John Lennon e a sua mulher, é um dos melhores exemplos para perceber a importância que Leibovitz tinha no mundo da fotografia, a intimidade que mantinha com quem era fotografado. Esta fotografia ganhou extrema importância pois foi tirada um dia antes de John Lennon ser assassinado.


Demi - annie-leibovitz photo

Outro excelente exemplo, desta vez com Demi Moore no centro. Pouca gente, na altura, teria coragem tanto para tirar a fotografia como para ser fotografada. Esta fotografia causou (como de esperar) algum choque, mas o que é verdade é que aumentou drasticamente o número de vendas da revista Vanity Fair.


O que dizer desta fotografia? Whoopi Goldberg numa banheira de leite, onde o conceito é mais que evidente neste exemplo. Explorava ao máximo os limites (e por vezes ultrapassava-os). Daí Leibovitz ser, se não a melhor, das melhores.
..................................................

Estes três últimos exemplos são exemplos de capas de revistas. De seguida, irei colocar algumas fotografias do seu enorme e excelente portefólio: