segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fotografia de estúdio

Durante este semestre escolar foi-nos ensinado um pouco do enorme mundo da fotografia de estúdio, sendo que aprendemos e fizemos dois tipos de fotografia:

Portrait

f/5     1/30 s     ISO 800

No caso do portrait, está presente em cima a fotografia que me foi tirada, para servir como exemplo.


A fotografia de estúdio tem várias vantagens, sendo que sendo que a maior é podermos escolher o tipo de iluminação que queremos e de que maneira é que queremos que as sombras afectem os diferentes planos (motivo e o fundo), pois a sombra do motivo, se não tratada em estúdio, interfere com o fundo.


Para este tipo de fotografia, é costume ser usado uma cortina/um rolo de papel branco ou preto (na grande parte das vezes) que se extende do cimo ao baixo da parede e muitas vezes prolonga-se pelo chão, de maneira a não haver diferenciação. O usado na fotografia foi, obviamente, o preto.


Além do fundo, a iluminação é o que permite manipular a intensidade lumínica e as sombras. No caso desta fotografia, foi usada uma luz directa direccionada para dar mais volume, realçar a textura do motivo e criar sombras bem definidas.


Embora nesta fotografia não tenha sido usada, foi usada em alguns casos uma luz difusa, que serve para distribuir luz pela cena, iluminando com uma só intensidade. “Não produz grandes contrastes e nem sombras definidas. Fica tudo bem harmonioso.” Foi usado também um reflector nesta fotografia.
..................................................


Light painting


f/5     30 s     ISO 800

Em relação ao light painting, está presente em cima a fotografia que foi “pintada” por mim sobre o meu colega.

Neste caso, o fundo preto continua presente (à semelhança do descrito em cima), e aqui o que importa para tirar uma boa fotografia é o diafragma e o foco (além de uma fonte de iluminação, como uma lanterna).

Para esta fotografia ser tirada, foi necessário colocar o tempo de exposição a 30 segundos e haver total escuridão no estúdio. Depois da fotografia começar a ser tirada, deu-se início ao movimento com a lanterna de maneira a criar o efeito presente ao lado, onde a luz foi direccionada para o motivo e em torno do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário